Tecnologia reformula o mercado de trabalho

Além de encurtar distâncias e promover uma revolução no modo como nos relacionamos com as pessoas, a tecnologia reformula o mercado de trabalho e forçam os profissionais a se reinventarem. Nunca dispomos de tantas ferramentas para conquistar e fidelizar clientes, mas também nunca foi tão desafiador fazer isso.

É claro que a facilidade no acesso ao ensino e a consequente forte concorrência contribuíram para esse cenário, mas o consumidor mudou. A nossa decisão na compra de produtos e na contratação de serviços nunca foi tão carregada de influências e aspectos bastante subjetivos. E o profissional liberal, que antes conquistava mercado com o boca a boca e o investimento em especializações, agora mais que nunca, precisa se reinventar.

Segundo a professora e diretora do Instituto de Odontologia e Saúde (IEO) de Vila Velha, Maria Bernadete Depoli, uma das ferramentas mais eficazes atualmente é o marketing digital. Por isso a instituição decidiu investir na área e oferecer cursos para profissionais do ramo de odontologia. “É muito importante que o profissional faça cursos e entenda dessa área. Ainda que ele contrate os serviços de uma empresa, é essencial conhecer os diferenciais do trabalho no segmento dele, especialmente pelas regras estipuladas pelo conselho de classe, que é o caso dos profissionais do direito e da saúde”, destacou.

O profissional liberal geralmente se vê imerso em um trabalho operacional, que está diretamente atrelado à sua atuação diária. Por isso, a organização e o planejamento são fundamentais para que o marketing aconteça e seja eficiente. “Hoje é impossível que um profissional se mantenha distante desse universo digital. As redes sociais são ferramenta básica de comunicação com os clientes. Além de passar informações de interesse público, é possível transmitir credibilidade e conhecimento da área, o que é fundamental para conquistar e fidelizar pacientes”, completou.

Nos tempos em que a tecnologia reformula o mercado de trabalho, precisamos ficar sempre atentos às novidades e ter a sensibilidade apurada para saber o momento certo de mudar nossas estratégias.

Fechar Menu
×
×

Carrinho